Anteriormente, já abordei sobre o assunto de ecossistemas, explicando sobre sua estrutura de atores e a respeito dos diferentes tipos de capacidades que podem ser desenvolvidos por meio destes. Em um outro texto, exemplifiquei por meio do caso da Tesla como esta empresa construiu suas capacidades para moldar o setor automotivo por meio da construção de um ecossistema de inovação. Caso você queira entender como desenvolver capacidades por meio do ecossistema, tenho um texto onde apresentei um modelo para auxiliar nesse processo.

Existem diferentes tipos de capacidades que estão presentes em ecossistemas de inovação e que precisam ser gerenciadas e…


Vivemos em um mundo caracterizado por mudanças que vêm a um ritmo cada vez mais rápido, tornando difícil acompanhar e manter-se atualizado as transformações que ocorrem nos mercados, nos setores, no padrão de consumo dos clientes e, principalmente, nas tecnologias. Novas tecnologias digitais deram origem a modelos de negócios inovadores que vem desafiando empresas estabelecidas e até mesmo setores.

Neste novo panorama, onde a incerteza e a complexidade são a norma, as empresas precisam desenvolver capacidades para responder com agilidade frente às transformações e buscar alternativas para lançar produtos, desenvolver inovações e crescer além dos seus limites internos. Neste sentido…


Os ecossistemas de negócios são compostos por diferentes atores. Em um filme, os atores possuem diferentes papéis, roteiristas e produtores estão cientes de que uma boa história é aquela onde cada ator possui um papel único que complementa e enriquece a história. Um filme ruim é aquele onde os atores desempenham papéis semelhantes ou tautológicos, são desinteressantes. Assim como nos filmes, em um ecossistema, cada ator possui um papel único que o complementa e que é necessário para que este possa crescer e se desenvolver.

A figura a seguir exemplifica por meio do caso da Apple, a estrutura básica dos…


Em meu primeiro texto expliquei o que são ecossistemas de inovação, como estes podem ser gerenciados por meio do desenvolvimento de capacidades e quais os 4 atores envolvidos. No segundo texto, mostrei um exemplo com base no caso da Tesla, e no terceiro, apresentei um guia para desenvolver capacidades para empresas atuando em ecossistemas.

Diversos conceitos fazem parte da temática de capacidades para a gestão de ecossistemas. A figura a seguir apresenta um mapa que mostra as palavras mais frequentemente associadas a isto em revistas especializadas:

Cada cor mostra um agrupamento de palavras relacionadas entre si. No centro do mapa…


Em meu primeiro texto descrevi o que são ecossistemas de negócios, e como é possível fazer sua gestão por meio do desenvolvimento de capacidades. No segundo texto apresentei um caso prático na Tesla Inc. e sua estratégia de ecossistema e capacidades. Neste texto irei introduzir os quatro passos para uma empresa conseguir gerar valor e crescer seu negócio por meio do desenvolvimento de capacidades e de um ecossistema de negócios:

1. Mapeando o ecossistema interno e externo

Primeiramente é preciso entender a posição inicial de sua empresa dentro do ecossistema que ela está inserida. Para concluir esse primeiro passo recomendamos…


Em meu primeiro texto abordei como as empresas podem crescer e desenvolver capacidades por meio dos ecossistemas de negócios. Neste texto irei mostrar um caso prático da Tesla Inc., para exemplificar melhor como as empresas podem crescer a partir de capacidades dinâmicas e apresentar seu desenvolvimento por meio da construção de um ecossistema de negócios.

A Tesla surgiu em 2003 com a missão de acelerar a transição do mundo para fontes de energia sustentáveis2 . Em 2020, a Tesla se tornou a montadora mais valiosa do mundo, com valor de mercado de cerca de US$ 205 bilhões, superando a Toyota…


Nas últimas décadas, um novo fenômeno tem emergido e ganhado tração na forma como as empresas líderes em seus mercados são geridas. Décadas de pesquisa em ciência da Administração, relatórios de consultorias e experiências de empreendedores de sucesso têm mostrado os benefícios do desenvolvimento de ecossistemas de negócios.

O conceito de ecossistema de negócios deriva de uma analogia com os ecossistemas biológicos, que representam um sistema com diferentes espécies de organismos vivos (plantas, árvores, vegetação e animais) em uma área que inclui o ambiente físico (clima, tipos de solo e rios)2 , convivendo juntos, como uma unidade em um estado…

Fabio Farago

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store